O que são obras de certificação LEED

O que são obras de certificação LEED

A construção civil é uma das atividades humanas que mais impactam o meio ambiente, por isso, se faz cada vez mais importante buscar soluções sustentáveis para o setor. Uma dessas soluções é a certificação LEED, que tem como principal objetivo promover a sustentabilidade no meio da construção civil.

Não sabe muito sobre o assunto? Não se preocupe! No artigo de hoje, a Move Descarte explora juntamente a você algumas informações-chave sobre o tópico!

Acompanhe!

Procurando por soluções em descarte? Venha nos conhecer!

O que é a certificação LEED?

“LEED” é a sigla para “Leadership in Energy and environmental Design” (em tradução livre, “Liderança em Energia e Design Ambiental”), e diz respeito a um sistema de orientação para construções sustentáveis criado pelo Greenbuilding Council Institute, uma organização sem fins lucrativos americana voltada para a adoção e promoção da sustentabilidade no setor de construção civil.

Além de um sistema de orientação, a certificação LEED é também um selo internacional concedido pela organização a edificações que atendem a determinados critérios de sustentabilidade que abrangem desde o uso racional de recursos como energia e água até a utilização de materiais ecológicos e a gestão de resíduos.

O processo de certificação é baseado em uma avaliação rigorosa, que considera aspectos como a localização, a construção, as instalações e as operações do edifício.

Vamos entender isso um pouco melhor abaixo:

Procurando por soluções em descarte? Venha nos conhecer!

Quais os critérios e as categorias da certificação?

Antes de tudo, para requerer a certificação LEED, o projeto precisa obter no mínimo 40 pontos em uma escala que vai de 0 a 110 e analisa fatores como:

  • Materiais e Recursos
  • Eficiência Hídrica
  • Energia e Atmosfera
  • Crédito Regional
  • Prioridade Regional
  • Implantação Sustentável
  • Inovação e Projeto

Quanto mais pontos, mais avançado o selo – que pode ser o LEED Platinum (80 pontos ou mais), o LEED Gold (entre 60 e 79 pontos), o LEED Silver (entre 50 e 59 pontos) e o LEED Certificado (40 pontos) – e maior o valor agregado ao empreendimento pelo certificado.

Procurando por soluções em descarte? Venha nos conhecer!

Vantagens da certificação LEED

E por falar em valor agregado, de modo geral, a certificação LEED traz diversas vantagens tanto para as construtoras quanto para o meio ambiente, sendo as principais:

  1. Reconhecimento e valorização imobiliária.
  2. Economia de recursos naturais, como água e energia elétrica.
  3. Redução da emissão de carbono.
  4. Melhor utilização de recursos, que resulta na diminuição de custos operacionais.
  5. Possibilidade de fortalecimento do marketing do projeto.
  6. Descarte e tratamento adequados de dejetos provenientes da construção e do funcionamento geral da edificação.
  7. Maior conformidade legal para regulamentação do projeto.

Procurando por soluções em descarte? Venha nos conhecer!

Considerações finais

Como você pôde perceber, a certificação LEED conta com diversas vantagens e é uma importante ferramenta para promover a sustentabilidade na construção civil, incentivar a adoção de práticas mais responsáveis e reduzir o impacto ambiental das edificações. Partindo dessa premissa, é fundamental que as empresas do setor busquem se adequar a esses critérios para que assim, possam contribuir para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.